Ignosticismo

É uma questão relacionada, mas separada, da crença, que é o domínio do teísmo e do ateísmo.

O Ignosticismo pressupõe que a realidade incognoscível a mente humana. Havendo portanto a desnecessidade de uma busca exacerbada por conhecimento, pois o ser humano é ignorante por natureza. A dúvida e a incerteza são sentimentos intrínsecos a esse fato. Nem mesmo a razão humana nos aproximaria realmente da Verdade. *O fato é que a razão humana é tautológica, o que torna toda afirmação em uma presunção. Tornando-se realidade apenas a própria dúvida e a incerteza, pois não existe uma concepção absolutamente clara do que seja a realidade.

A ignorância humana busca se sustentar naquilo que lhe parece mais óbvio, procurando a verdade que mais lhe agrada, porém todos aqueles que buscam uma certeza estão condenados ao erro, é típico do ser humano usar de seus conhecimentos limitados para criarem verdades inexistentes. Pois aquele que busca investigar a realidade, e se estagna em uma certeza, não compreende a extensão do universo a sua volta. Mas aqueles que reconhece a extensão de sua própria ignorância são abençoados com o verdadeiro conhecimento.

O conceito de Ignoses vem em oposição ao conceito de gnose muito usado por sofistas que se denominavam gnósticos. Como mencionado anteriormente, em outras palavras, a ignorância é uma benção e, ao contrário do que pensamos, a certeza de algum conhecimento pode nos levar a condenação.

A relação entre conhecimento e ignorância pode ser comparada a uma bolha : O conhecimento dentro do meio ambiente - a ignorância. Quando a bolha é pequena, ou seja, quando é pouco o conhecimento, a superfície que a separa do meio ambiente é pequena, a ignorância também é pequena. Quando a bolha cresce, ou seja, há aumento do conhecimento, torna sua superfície maior e consequentemente mais ignorância o circunda. Esta idéia representa bem o que se sente quando se aprofunda o estudo numa matéria e cada vez mais se conscientiza que há muito mais a aprender sobre ela.

Ou seja, a Ignose é o verdadeiro conhecimento, pois ela nunca se estagna em uma certeza, não me refiro a um mero ceticismo, como o próprio nome sugere, é algo semelhante ao Agnosticismo, porém é uma posição mais neutra,   embora dificilmente encontremos pessoas absolutamente neutras em suas opiniões.

Ignose é mais do que um posicionamento ou um método filosófico, e assim acaba por se tornar em uma forma de indiferença e apatia a dor, *ignorando as coisas inúteis desse mundo.

Saiba mais:https://pt.wikipedia.org/wiki/Ignosticismo

Blog parceiro:
http://construindo-historia-hoje.blogspot.com/?m=1

Ciência e tecnologia:
http://m.alrisha.webnode.com/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como os animais que vivem em água doce sobreviveram ao dilúvio?

A Hipótese Sapir-Whorf

Designer inteligente