Filosofia Política


Prisma Sociológico e Jurídico


A seção Filosofia Política é destinada a expor as idéias e pensamentos dos diferentes Filósofos, que se dedicaram desde a antiguidade a refletir sobre o pensamento Político e Social.

 Uma dimensão importantíssima que toma a Ciência Política é a de caráter sociológico. O fenômeno político é um fato social por excelência, segundo a definição durkheimiana. Desta forma, o fato político vai ser o núcleo de uma sociologia especial, a Sociologia Política.

 A aplicação de critérios rigorosamente sociológicos para a análise dos fenômenos que se prendem à realidade política fez surgir uma disciplina chamada Sociologia Política. Há uma esfera comum de estudo e pesquisa entre a Ciência Política e a Sociologia Política: grupos, classes sociais, instituições, opinião pública, os regimes políticos, as ideologias, as utopias etc.


 Além disso, o estudo do Estado e do fenômeno político constitui um dos pontos altos e culminantes da obra de Max Weber. Em Weber encontramos estudos sobre as bases sociais em que o poder repousa, investiga-se o regime político e a organização dos partidos, interrogam-se as formas de legitimidade da autoridade.


 Por outro lado, em uma tendência de cunho exclusivamente jurídico, Kelsen constrói uma Teoria Geral do Estado, fundando em bases de feições jurídicas uma teoria que assimilou o Estado ao Direito. Sob esta perspectiva, o Estado se explica pela unidade das normas de direito de determinado sistema de modo que, quem elucidar o direito como norma, elucidará o Estado.



 Situando Direito e Estado em relação de identidade, esta teoria faz de todo Estado, Estado de Direito. Uma perspectiva menos radical faz da Teoria Geral do Estado um apêndice ou introdução ao Direito Público e Constitucional, sem, no entanto, reduzir o Estado a considerações exclusivamente jurídicas.

 Sob uma perspectiva não reducionista, podemos falar de uma tríplice análise do Estado: o Estado como ideia (prisma filosófico), como fato social (prisma sociológico) e fenômeno jurídico (prisma jurídico).

💬: https://www.ebiografia.com/max_weber/

O seu livro mais lido é um ensaio chamado “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, onde fala justamente a respeito do protestantismo e da sua relação com o surgimento do sistema capitalista.

💬:https://www.resumoescolar.com.br/biografias/resumo-sobre-max-weber-biografia/

Referências:
(1) https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/psicologia-social/

(2) https://www.sabedoriapolitica.com.br/economia-politica/

(3) https://www.sabedoriapolitica.com.br/psicologia-e-politica/

Blog parceiro:
http://construindo-historia-hoje.blogspot.com/?m=1

Site de Ciência:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como os animais que vivem em água doce sobreviveram ao dilúvio?

A Hipótese Sapir-Whorf

Designer inteligente