Filosofia Política
Uma dimensão importantíssima que toma a Ciência Política é a de caráter sociológico. O fenômeno político é um fato social por excelência, segundo a definição durkheimiana. Desta forma, o fato político vai ser o núcleo de uma sociologia especial, a Sociologia Política.
A aplicação de critérios rigorosamente sociológicos para a análise dos fenômenos que se prendem à realidade política fez surgir uma disciplina chamada Sociologia Política. Há uma esfera comum de estudo e pesquisa entre a Ciência Política e a Sociologia Política: grupos, classes sociais, instituições, opinião pública, os regimes políticos, as ideologias, as utopias etc.
Por outro lado, em uma tendência de cunho exclusivamente jurídico, Kelsen constrói uma Teoria Geral do Estado, fundando em bases de feições jurídicas uma teoria que assimilou o Estado ao Direito. Sob esta perspectiva, o Estado se explica pela unidade das normas de direito de determinado sistema de modo que, quem elucidar o direito como norma, elucidará o Estado.
Sob uma perspectiva não reducionista, podemos falar de uma tríplice análise do Estado: o Estado como ideia (prisma filosófico), como fato social (prisma sociológico) e fenômeno jurídico (prisma jurídico).
💬: https://www.ebiografia.com/max_weber/
O seu livro mais lido é um ensaio chamado “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, onde fala justamente a respeito do protestantismo e da sua relação com o surgimento do sistema capitalista.
💬:https://www.resumoescolar.com.br/biografias/resumo-sobre-max-weber-biografia/
Referências:
(1) https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/psicologia-social/
(2) https://www.sabedoriapolitica.com.br/economia-politica/
(3) https://www.sabedoriapolitica.com.br/psicologia-e-politica/
Blog parceiro:
http://construindo-historia-hoje.blogspot.com/?m=1
Site de Ciência:
Muito bom a introdução no assunto!
ResponderExcluir