A queda de Constantinopla




Arquivo Histórico, 29/05/1453: Em um dia como neste, no ano de 1453, acontecia o fato histórico que ficou conhecido como a "Queda de Constantinopla", que significou a destruição final do Império Romano do Oriente. A capital bizantina foi tomada pelo sultão Maomé II, e o último imperador bizantino, Constantino XI, morto.

De acordo com alguns historiadores, essa conquista marcou o fim da Idade Média na Europa e também decretou o término do Império Bizantino. Com esta vitória, o império otomano estendeu seus domínios para o Mediterrâneo oriental e os Bálcãs. Constantinopla seguiu como capital do Império Otomano até sua dissolução em 1922.

Depois, em 1930, foi oficialmente renomeada Istambul pela República da Turquia. Originalmente, o nome da cidade era Bizâncio, mas mudou para Constantino no ano 330, quando o imperador romano Constantino I tornou esta cidade a capital do Império Romano.

Referência:

Comentários

  1. Boa tarde, a queda de Constantinopla foi um dos grandes marcos da transição da Idade Média para a Idade Moderna. Parabéns pelo ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Agradeço o seu comentário. A sua opinião será sempre bem vinda!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como os animais que vivem em água doce sobreviveram ao dilúvio?

A Hipótese Sapir-Whorf

Designer inteligente