A queda de Constantinopla




Arquivo Histórico, 29/05/1453: Em um dia como neste, no ano de 1453, acontecia o fato histórico que ficou conhecido como a "Queda de Constantinopla", que significou a destruição final do Império Romano do Oriente. A capital bizantina foi tomada pelo sultão Maomé II, e o último imperador bizantino, Constantino XI, morto.

De acordo com alguns historiadores, essa conquista marcou o fim da Idade Média na Europa e também decretou o término do Império Bizantino. Com esta vitória, o império otomano estendeu seus domínios para o Mediterrâneo oriental e os Bálcãs. Constantinopla seguiu como capital do Império Otomano até sua dissolução em 1922.

Depois, em 1930, foi oficialmente renomeada Istambul pela República da Turquia. Originalmente, o nome da cidade era Bizâncio, mas mudou para Constantino no ano 330, quando o imperador romano Constantino I tornou esta cidade a capital do Império Romano.

Referência:

Comentários

  1. Boa tarde, a queda de Constantinopla foi um dos grandes marcos da transição da Idade Média para a Idade Moderna. Parabéns pelo ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Agradeço o seu comentário. A sua opinião será sempre bem vinda!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Hipótese Sapir-Whorf

Como os animais que vivem em água doce sobreviveram ao dilúvio?

Designer inteligente