Como os animais que vivem em água doce sobreviveram ao dilúvio?



Quando a água doce entra em contato com as águas salgadas dos mares ou oceanos e elas não se misturam, dizemos que se formaram “bolsões” de água doce em meio à água salgada. Este é um fenômeno raro. Por exemplo, o Rio Amazonas, o maior do mundo em volume de água, no norte do Brasil, permanece 70 km adentro do oceano, sem que as suas águas se misturem. É possível encontrar peixes de água doce nadando nesta extensão de 70 km, dentro do próprio oceano Pacífico.

No Mar Negro, por exemplo, há água salgada por cima da água doce, no fundo. Explorando o fundo do Mar Negro, encontrou-se a margem do lago a 80-110 metros abaixo do atual litoral, com areia e dunas. Estas teriam se preservado por terem sido recobertas por uma gigantesca massa de água em pouco tempo. Há milênios, desde a época do dilúvio que elas não se misturam. Por coincidência, cientistas (até mesmo evolucionistas) dizem que o Mar Negro deve ter se originado no dilúvio, e que antes, este mar teria sido “um lago de água doce”.

Mas isto significa que toda a água doce não tenha se misturado com a salgada no dilúvio? Claro que não! Isto mostra apenas que em determinados locais e regiões, tais águas não se misturaram. Houve lugares em que elas não se misturaram, mas também houve lugares em que elas se misturaram.

Alguns críticos citam a experiência feita com um copo d’água, onde se enche um copo de água doce, depois se acrescenta a água salgada do mar, e então toda a água do copo fica salgada – para dizerem que seria impossível que no dilúvio a água salgada não tenha se misturado com a água doce. Mas os próprios cientistas (evolucionistas ou não) pensavam o mesmo, até que descobriram este fenômeno raro e impressionante no Mar Negro. Nem eles sabem explicar exatamente a causa deste fenômeno. A explicação científica, é que isto aconteceu porque a água salgada deve ter sido lançada com muita “velocidade e violência” por cima da água doce, e devido a isto, ambas não se misturaram.


Mar Negro, água doce e salgada em um mesmo local! Fonte: https://www.todamateria.com.br/mar-negro/

Podemos dizer, então, que o fundo Mar Negro é um verdadeiro “aquário gigante de água doce” em nossos dias – com uma enorme quantidade de água salgada em cima, fazendo pressão, mas elas não se misturam.

Como poderiam estes “bolsões de água doce” não se misturarem durante todo o ano em que durou o dilúvio? Basta ver o Mar Negro, onde há mais de 4.500 anos, água doce e salgada não se misturam!


A formação do Mar Negro. Fonte:  https://www.youtube.com/watch?v=FRd78xlW2EQ

Referências:

Júnior, Guilherme Stein. A Torre de Babel e seus mistérios. Brasilía: Sociedade Criacionista Brasileira, 1998.









Comentários

  1. Bom dia, gostei muito do blogue, um trabalho promissor com toda certeza, estarei acompanhado suas postagens, seja bem vinda a blogosfera, estarei compartilhando o link do seu trabalho em meu blogue. Parabéns, escreves muito bem!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! A natureza é maravilhosa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Hipótese Sapir-Whorf

Designer inteligente