A Ciência Política e as demais Ciências Sociais
Neste ponto cumpre enfatizar a relação que a Ciência Política possui com as mais variadas áreas das Ciências Sociais, entre elas a Economia, a História, a Psicologia. O conhecimento dos aspectos econômicos em que se baseia a estrutura social são fundamentais para a compreensão dos fenômenos políticos e das instituições pelas quais uma sociedade se governa.
Neste sentido, Marx estava certo em reconhecer na Economia a base da estrutura social, ou seja, um aspecto fundamental de politização da sociedade. A Economia corresponde, no pensamento marxista, a infra-estrutura da sociedade, que dá base e sustentação a sua super-estrutura, todas as instituições sociais e políticas, sendo, portanto, determinante, embora não exclusiva, de toda sociedade.
Não é sem razão que a disciplina Economia Política tem uma importância fundamental no âmbito da Ciência Política. A História, e também o Historiador, têm uma contribuição assaz importante para oferecer à Ciência Política, na medida em que nos ajuda a entender a origem dos sistemas, das idéias e das doutrinas políticas do passado, ao longo de toda tradição Ocidental-Oriental.
A importância dos estudos históricos, da História das Idéias Políticas, é por demais clara para que precise de maior justificativa e argumentatividade para demonstrar sua relevância. A História do pensamento político deve abranger a história dos acontecimentos políticos. Ao lado da história dos acontecimentos políticos, há também o estudo da história das instituições e, ainda, a história das ideias políticas.
Não tão clara pode parecer a relação entre a Ciência Política e a Psicologia, mais especificamente a Psicologia Social, que parte do princípio de que, fora das motivações psicológicas, não é possível ter uma compreensão satisfatória dos fatos sociais e, por concomitantemente, do processo político. O que está na base dos fenômenos políticos, para a Psicologia Social, é que os fundamentos do poder e da obediência são de natureza psicológica.
Além disso, já existe uma disciplina específica no campo da psicologia para abordar questões relativas ao fenômeno do poder e da política, a Psicologia Política, objeto de análise na seção Psicologia e Política.
Fontes de referências:
(1)
https://www.sabedoriapolitica.com.br/economia-politica/
(2)
https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/psicologia-social/
(3)
https://www.sabedoriapolitica.com.br/psicologia-e-politica/
Blog parceiro:
http://construindo-historia-hoje.blogspot.com/?m=1
Ciência e tecnologia:
http://m.alrisha.webnode.com/
Adaptação de sociologia em ação:
http://sociologiaemaccao.blogspot.com/2011/08/augusto-comte-1798-1857.html?m=1
Comentários
Postar um comentário